terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Comentário de Elizabete:

  • Elizabete Figueiredo não consegui postar no Blog...e deixarei minha mensagem aqui..vi pela primeira vez o Blog na página do artur e postei lá..tentei postar novamente e não consegui, ele pede e-mail e senha, e não aceita minha senha, coloquei outra e não aceitou...o que escrevi na página do artur foi o seguinte: Que adorei o Blog, achei uma ótima idéia, mas fiz não uma critca mas uma observação!!! È que li lá que a hanseníase tuberculóide era uma mancha vermelha...e eu disse que fui atingida pela hansen tuberculóide e minha mancha era branca, que tenho vários companheiros que conheço com hansen tuberculóide e que todos eram manchas brancas...Pois bem, desde criança tinha uma pequena mancha branca na lateral da perna direita, durante muitos anos ela se encontrava no mesmo tamanho, e depois de alguns anos rapidamente começou a aumentar de uma forma considerável, sentia como se aquilo fosse um plástico colado na perna,tinha miuta canseira, e perdia os chinelos do pé, ele saia do pé quando eu levantava pra cominhar, procurei vários médicos, e como gostava muito de surf,não saia da praia,os médicos me diziam que era bichinhos geográficos,(estava em moda na época), outros diziam ser micose, outros inpimgem, e até queimaduras de algas marinhas...Um dia indo marcar uma consulta para outra enfermidade,uma auiliar de enfermagem viu a mancha e me fez esperar o medico chegar,e entrou comigo na sala e foi logo dizendo ao médico que aquilo era hanseníase,que ela tinha 3 parentes numa colonia e conhecia a doença, bem por fim...me falaram tantos absurdos, que eu tentei o suicidio por 2 vezes(a historia é longa),Pois bem, passado todo tre-le,le...fui parar nas mãos do nosso anjo a dra. Regina, que me tratou, me curou e me capacitou, não só a mim, mas todos os pacientes dela é bem trinado por ela.conheci o luiz, que(pisa pra xuxu),kkkkk, mas foi um bom professor.hoje tenho caimbrãs,dores horrendas nos nervos,baixa visão, olho seco,e muitas coisitas mais...dizem ser sequelas irreversivéis, más da doença, estou curada...A hanseníase Indeterminada e a tuberculóide, são paucibacilares, ou seja tem poucos bacilos, é não contagiantes, e a Dimorfa e a Virchowviana, multibacilares, ou seja muitos bacilos, e sua forma é contagiante.Más quado a pessoa entra no tratamento com poucos dias deixa de contagiar, grosseiramente falando o remédio vai agir nos nervos, e corta os bacilos ao meio.O tratamrnto deve ser levado á sério até a alta por cura..não se deve de forma alguma abandonar o tratamento nem faze-lo de forma inadequada, pois a cada dia a medicação vai "matar" uma quantidade de bacilos. Não se pega hanseníase,no abraço, beijo, aperto de mão, não se pega em copos,talheres,pratos, roupas de cama. O doente deve ter uma vida normal na sociedade, Não é preciso isolar a pessoa doente.ele precisa do carinho e atenção de todos. e um organismo é diferente do outro,tudo deve ser levado ao conhecimento do médico, pois somente ele conhece o seu paciente, e conte á ele tudo o que vc sente durante e após o tratamento...ele tem outras medicações que irão te ajudar se porventura vc. vier a sentir reações...bem falar de sequelas não é fácil...nunca se sabe a que ponto os nervos foram atingidos, como infelizmente até hoje a hanseníase é descoberto tardiamente, é comum termos sequelas, mas nem todas as pessoas, pois como falei cada organismo reage de uma forma....Minha mancha na perna sumiu...más até hoje eu não tem sensibilidade na parte atingida...tomo cuidado para naõ me ferir, queimar,etc, quando a pele está muito ressecada, volto nna medica que me receita cremes hidratantes, que é ofercido no programa de hansen. è isso pessoal..JAMAIS DE FORMA ALGUMA ABANDONE O TRATAMENTO. ele tem que ser levado á sério até o final...alimentar-se bem, é muito importante para a eficácia do tratamento.....

3 comentários:

  1. Fabiane Borges Oi Elizabete Figueiredo. Acredito que para dar mais corpo, a Teresa Oliveira acrescentou alguns detalhes a postagem que lhe enviei. É assim mesmo, vamos acertando juntos e melhorando a cada dia.O que o que determina é a quantidade de bacilos que a pessoa possui. A quantidade menor de bacilos gera a forma paucibacilar, maior quantidade multibacilar. No caso da tuberculóide, as manchas são sim esbranquiçadas. Deixei como sugestão para Teresa Oliveira que a gente mantenha o que lhe enviei, inclusive as fotos e que a gente vá complementando em cima das dúvidas. Muito obrigado por sua participação. A construção é coletiva! bjs

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu vou tentar modificar a primeira postagem, mas não tirei nada do seu texto Fabiane...vamos acertar.

    ResponderExcluir
  3. Mas acrescentou Teresa... Aí nestas informações, você incluiu o engano

    Isto mesmo Elizabete. Na tuberculóide, que é paucibacilar, ou seja tem poucos bacilos, a reação dermatológica é de mancha ressecada, esbranquiçada. Geralmente cai os pelos e não soa no local. Como você não recebeu tratamento adequado imediatamente, aconteceram estes outros detalhes que você nos cita. A Teresa, com certeza com intuito de dar mais corpo com mais informações, acrescentou algumas coisas ao texto que eu enviei a ela. Deixei como sugestão que mantivesse o original, inclusive com as fotos. Continuo a disposição. Grandes bjs

    ResponderExcluir