sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MORHAN Acre, com Elson, também arrasando!!


Se Liga Se Cuida...
Hanseníase:
É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária.
Sintomas: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular.
Tratamento: A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito.
Prevenção: A vacina BCG, que faz parte do calendário de vacinação infantil, ajuda a prevenir a hanseníase. Além disso, outra maneira de prevenir a Hanseníase é tratar rapidamente as pessoas doentes, evitando a transmissão para outras pessoas da família.
 

Um comentário:

  1. Muito legal este post do nosso amigo Elson! Entretanto, vale lembrar que que a BCG é muito importante mas, só previne contra formas graves da hanseníase e não evita o contágio.
    Fabiane Borges - Enfermeira - MG
    Voluntária MORHAN

    ResponderExcluir